domingo, 27 de março de 2016

Porque a Rede Globo e outras grandes mídias querem derrubar o governo ?




A liberdade de imprensa é uma conquista da democracia, porém a busca pelo dinheiro corrompeu sua imparcialidade, principalmente nos grandes jornais e redes de televisão. Vamos falar um pouco da Globo.
A Globo, como muitos pesquisadores apontam, sempre teve ajuda financeira dos governos no Brasil, seja por via de numerosos  anúncios de publicidade, ou por grandes empréstimos de dinheiro a juros muito baixos de bancos oficiais. Segundo o jornalista Paulo Nogueira (www.dcm.com.br), “não há uma única pastilha na sede da Globo no Rio de Janeiro que não tenha marca de dinheiro público”.
Durante o Governo FHC, as emissoras globais chegaram a ter 49% de toda a verba publicitária, hoje possuem 36%. Mais do que a diminuição da publicidade, o avanço da internet é a principal ameaça da rede Globo. Nos EUA, metade das verbas publicitárias já estão na internet, aqui no Brasil é questão de tempo.
Antes de perder dinheiro, a Globo está perdendo audiência, afinal hoje o Jornal Nacional, além da credibilidade em queda, tem metade da audiência de anos atrás. Os brasileiros passam mais tempo na internet, navegando nas redes sociais como Facebook, WhatsApp, bem como assistindo vídeos no Youtube ou Netflix.
A Era digital ameaça a Globo, pois a internet vai transformando-se em principal mídia, além de ser totalmente fragmentada, ou seja, a audiência é mais democrática.
Para lutar contra isso, a Globo precisa que chegue ao poder um presidente que libere recursos públicos, aumente as verbas publicitárias e principalmente, mude alguns pontos do ”Marco Civil da Internet” ou MCI. O que é isso ?  É uma lei que estabelece regras mínimas na internet, com o objetivo de manter seu caráter democrático, plural e acessível. 
E para colocar outro governo, a Globo utiliza-se de uma parceria com o Grupo Abril (Veja), Grupo Estadão (O Estado de S. Paulo) e o Grupo Folha/UOL (Folha de S. Paulo), todos no mesmo barco, utilizando-se de verdades seletivas em seus jornalismos. Segundo Carlos Castilho (www.observatoriodaimprensa.com.br), “fomos educados em grande parte na tradição cristã onde há uma verdade absoluta. Hoje transferimos a certeza afirmativa para empresas, jornais e instituições como tribunais, juízes e cortes supremas, e o que a Globo sabe fazer é “ manipular contextos”.
Mas por que mesmo assim, a audiência e a credibilidade dos jornais da Globo e de seus parceiros diminuem? A questão é que a internet começou a por dúvidas graças à divulgação de dados, fatos, eventos e processos antes ocultos sob o manto do sigilo e da omissão noticiosa, diz Carlos Castilho.
Em certa noite, o Jornal Nacional divulga alguns nomes de uma lista supostamente corrupta, porém no outro dia descobrimos em um site ou blog jornalístico a existência de outros nomes de partidos aliados à emissora que a própria omitiu. Outro exemplo é a dos trechos de conversas por telefone, tiradas do contexto e manipuladas para dar o sentido que  querem, onde a mesma conversa, ouvida inteiramente nos traz outro sentido.
Como diz Paulo Nogueira: “só um golpe evita que a internet faça da Globo, uma empresa condenada ao fracasso” e é nisso que ela joga toda a sua força.

Hudson Valinhos

Para aqueles que querem ter outras fontes de informações:

Heróis da Veja: “Para que vilões?”






Para o Globo, quem é contra o impeachment,  não é brasileiro.
 


 
Para o Estadão, a mesma coisa, são coisas diferentes:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário