sexta-feira, 18 de abril de 2014

Salvador  e  "O anel de Giges"

Segue trecho de “A República”:

“Giges era um pastor que servia em casa do que era então soberano da Lídia. Devido a uma grande tempestade e tremor de terra, rasgou-se o solo e abriu-se uma fenda no local onde ele apascentava o rebanho. Admirado ao ver tal coisa, desceu por lá e contemplou, entre outras maravilhas que para aí fantasiam, um cavalo de bronze, oco, com umas aberturas, espreitando através das quais viu lá dentro um cadáver, aparentemente maior do que um homem, e que não tinha mais nada senão um anel de ouro na mão. Arrancou-lho e saiu. Ora, como os pastores se tivessem reunido, da maneira habitual, a fim de comunicarem ao rei, todos os meses, o que dizia respeito aos rebanhos, Giges foi lá também, com o seu anel. Estando ele, pois, sentado no meio dos outros, deu por acaso uma volta ao engaste do anel para dentro, em direção à parte interna da mão, e, ao fazer isso, tornou-se invisível para os que estavam ao lado, os quais falavam dele como se tivesse ido embora. Admirado, passou de novo a mão pelo anel e virou para fora o engaste. Assim que o fez, tornou-se visível. Tendo observado estes fatos, experimentou, a ver se o anel tinha aquele poder, e verificou que, se voltasse o engaste para dentro, se tornava invisível; se o voltasse para fora, ficava visível. Assim senhor de si, logo fez com que fosse um dos delegados que iam junto do rei. Uma vez lá chegando, seduziu a mulher do soberano, e com o auxílio dela, atacou-o, e assim tomou o poder.”
Platão

           Refletindo o texto acima e trazendo para a realidade dos dias atuais podemos dizer que o homem não nasce bom ou ruim, tem a índole do mal ou do bem? Ou nada do que Platão escreveu faz sentido ?
Pensando no que aconteceu em Salvador, podemos afirmar que as ideias de Platão estão atualizadas. A ideia de moral é desenvolvida por Platão como um comportamento livre de repressão ou punição, ou seja, nossas ações exercidas livres de punições ou algum tipo de repressão é o que constitui a nossa moral. Se por causa da punição ou repressão mudamos nosso comportamento, isso não é moral. Como também, podemos definir moral como um conjunto de atitudes livres de julgamentos, que nos privam de algo em prol do bem-estar do próximo e da convivência humana. É importante lembrar que é uma privação imposta a você mesmo.
O texto trata da possibilidade da invisibilidade dada pelo Anel, e como isso altera a conduta Giges. Para ele, trair e matar não faziam parte da conduta moral, pois enquanto visível era uma pessoa tranquila e pacata.
No caso de Salvador, podemos dizer que a greve policial deu o poder da invisibilidade para a população e algumas pessoas executaram várias ações que não faziam parte da conduta moral. Para esse grupo, roubar, fazer arrastões e saquear são atos privados pela punição e repressão do Estado.
Se por um lado há vários exemplos das ideias de Platão sobre o anel no contexto da sociedade brasileira, como por exemplo a imunidade parlamentar, as várias brechas e a desatualização do código penal, a falta de eficácia na punição da corrupção entre os vários anéis de Giges em nosso país, por outro a conduta moral do país vai mal. Observa-se que nesses exemplos, a ausência de punição ou repressão não faz ninguém se privar em prol do próximo. Políticos não deixam de desviar dinheiro pensando no hospital ou escola que poderiam ser melhores com o dinheiro desviado, nem mesmo atos de roubo e violência que poderiam ser evitados com a consciência de não prejudicar o outro.  
Mais uma vez vemos como saída a educação, educação no sentido mais amplo. Nossas crianças aprendendo tanto português, matemática, ciências, história, geografia e outros conhecimentos, quanto ética e moral. Por que se somos mal avaliados em português e matemática, por que não seríamos nas nossas condutas morais em sociedade? Fica a pergunta.

Hudson 

Um comentário:

  1. Parabéns! O texto nos faz refletir sobre o que é ética e moral. Faço algo correto por que o faria mesmo sem que ninguém estivesse observando ou só faço por que, se transgredir as leis, serei multado, punido ou preso? A educação, como você mesmo disse, no sentido mais amplo de seu significado é um pontos fundamentais para a mudança individual e, por consequência, coletiva. Enfim, podemos conversar infinitamente sobre isso rs...

    ResponderExcluir